• Quantas vezes se pode recarregar um cartucho?

 Em caso de recarga simples, com reaproveitamento direto do cartucho usado, o número de vezes de recarga é determinado pelo estado de conservação do cartucho ou pelo ambiente de trabalho. Por isso, é importante que se faça as recargas em tempo apropriado.
Se a conservação do cartucho for boa, é possível efetuar várias recargas. Por outro lado, quando as cabeças estiverem danificadas ou entupidas, a impressão poderá sair defeituosa mesmo após a primeira recarga.
Especialmente em cartuchos coloridos, a duração de cada cor varia, de modo que se deve estar atento ao resultado da impressão no momento da “Limpeza da cabeça”. Assim que uma das cores mostrar falhas, recarregue-a prontamente.
Porém, deve-se evitar recarregar cartuchos que tenham ficado parados por longo tempo.

 

• A cabeça de impressão está entupida, com tinta endurecida, pois ficou longo tempo sem uso. O que fazer?

Nas impressoras HP e Samsung, com cabeça acoplada ao cartucho, deve-se evitar a recarga em cartuchos deixados sem uso. Também não se deve forçar a impressão com uma das cores acabada. As cabeças de impressão, sensíveis por natureza, podem entupir ou sofrer danos, seja pela tinta ou pelas impurezas.
Nesse caso, prepare uma toalha úmida de água quente e deixe o cartucho sobre a toalha por cerca de 1 (uma) hora. Se a toalha ficar suja de tinta, seque bem a umidade em volta da cabeça, e realize a “Limpeza de cabeça”.

 

• A minha impressora também permite recarga?

Os cartuchos de tinta das impressoras jato de tinta podem ser de 2 tipos.
(1) Cartucho com cabeça acoplada: são cartuchos em que a cabeça de impressão por onde a tinta é jateada está integrada ao cartucho. Por isso, quando o cartucho e a cabeça de impressão estão em boas condições, é possível recarregá-lo quantas vezes permitir a sua vida útil. As impressoras da HP, Samsung e alguns modelos da Cannon são deste tipo.
(2) Cartucho sem cabeça acoplada: Nesses, a cabeça de impressão está fixa na impressora, e o cartucho contém apenas a tinta. As impressoras da EPSON e alguns modelos da Cannon são deste tipo.
Somente o primeiro dos tipos descritos acima permite a recarga com reaproveitamento do cartucho previamente utilizado. São as impressoras da HP, Samsung e alguns modelos da Cannon. Naturalmente, isso só é possível em caso cartuchos em bom estado de conservação.
Por outro lado, as impressoras cuja cabeça de impressão estão fixas na própria impressora, permitem apenas cartuchos de substituição, para garantir a segurança da cabeça.

 

• Por que a cabeça de impressão entope?

1) O primeiro motivo pode ser um defeito na própria cabeça de impressão.
2) Segundo pode ser o estado de conservação do cartucho.
3) Terceiro, quando misturar tintas de outros modelos de impressora ou outras tintas de substâncias diferentes.
Este é o motivo mais comum, e ocorre (1) quando se continua imprimindo mesmo com a tinta acabada (a impressão sai clara ou com linhas brancas, ou ainda totalmente em branco); (2) quando se deixa a impressora sem ser utilizada por longo tempo, provocando o ressecamento (danificação) da cabeça.

 

• O que é recarga?

É o método pela qual reaproveita-se o cartucho de tinta já utilizado, enchendo-o novamente com outra tinta. Porém, somente um cartucho em bom estado de conservação pode garantir uma impressão de boa qualidade.
Por isso, é preciso realizar a “Limpeza das cabeças” periodicamente, checando a saída das cores. É importante recarregar imediatamente a cor que se mostrar falha, para garantir a qualidade da recarga
(Em geral, a tinta está acabando se a sua cor sair clara, ou com linhas brancas, ou ainda apresentar falhas e irregularidades).

 

• Como se pode saber o momento ideal para recarga?

Alguns modelos de impressora indicam a quantidade de tinta restante no seu driver, mas esta é uma referência inexata, não podendo servir de parâmetro confiável.
Por isso, o método mais confiável é verificar o resultado da impressão no momento da “Limpeza da cabeça” (ou “Limpeza do cartucho”), verificando a saída de cada cor. Esta sim oferece um julgamento mais preciso.
Na realidade, o momento ideal para recarga é imediatamente antes do término completo da tinta. É nesse momento que se tem o maior índice de sucesso da recarga. Caso aconteça de a tinta acabar completamente, recarregue o cartucho o mais rapidamente possível. Evite a recarga em caso de cartuchos deixados sem uso por longo tempo.

 

• Fiz a recarga no cartucho colorido, mas algumas cores não saem. Por que?

Em cartuchos coloridos, as tintas de diferentes cores acabam em tempos diferentes dependendo do usuário. Deve-se recarregar a cor acabada, tão logo que se verificar.
Além disso, deve-se tomar cuidado na recarga para não introduzir uma quantidade excessiva de tinta ou ainda numa velocidade muito rápida, pois a pressão da injeção pode provocar, momentaneamente, problemas no jateamento adequado da tinta.
Nesse caso, deve-se deixar o cartucho sobre uma toalha úmida por um longo tempo e verificar se as três cores soltaram tintas na toalha. Caso positive, seque totalmente a umidade ao redor da cabeça e depois realize a “Limpeza da cabeça.” (Na última etapa, utilize as ferramentas fornecidas no kit de recarga e extraia uma quantidade minima da tinta. Esse método pode dar resultados).